O Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Os principais fatores de risco descritos para o desenvolvimento do câncer de próstata são: idade avançada, etnia e predisposição familiar. O envelhecimento é considerado o fator de risco mais significante.

O exame PHI Índice de Saúde da Próstata

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos de diagnóstico (exames). Entre essas inovações se encontra hoje disponível para auxiliar nos diagnósticos de câncer de próstata, o exame  PHI (índice de saúde da próstata) que indica a probabilidade de um indivíduo desenvolver câncer de próstata.

Este cálculo utiliza os seguintes parâmetros: valor total de PSA, valor de PSA livre e p2PSA – e é valido para a faixa de valores de PSA total entre 2 e 10 ng/mL (zona cinza).

O p2PSA faz parte do grupo de precursores inativos do PSA (antígeno prostático específico total), e tem se mostrado um promissor marcador para o câncer de próstata. Estudos clínicos demonstram que elevações do p2PSA estão correlacionadas ao câncer de próstata, como também correlacionam-se com o aumento da escala de Gleason (pontuação dada a um câncer de próstata baseado em sua aparência microscópica, onde quanto maior a pontuação, pior o prognóstico). O Índice de Saúde da Próstata é um cálculo que inclui PSA total, o PSA livre e o p2PSA.

O novo exame irá ajudar os homens na chamada “faixa cinza” do teste de PSA, onde as dosagens se encontram entre 2 e 10 ng/mL. Isso porque algumas patologias benignas também têm resultados de PSA nesse nível, o que confunde o diagnóstico.

A partir do índice PHI é possível obter uma probabilidade de câncer de próstata utilizando-se apenas uma amostra de soro, que resulta em diminuição de biópsias desnecessárias.

Onde Fazer o exame

O Labcen possui um ambiente planejado para conforto e bem-estar dos nossos pacientes onde uma equipe especializada e treinada presta atendimento a crianças, adultos, idosos, gestantes e viajantes. Os exames oferecidos pelo LABCEN são de referência com qualidade e confiabilidade garantidas e inspecionados pelo nosso setor de garantia de qualidade.