O que é a Dengue?

A dengue é causada por um arbovírus,  o vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes  aegypti, que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika. Atualmente circulam no Brasil levando a  ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente não atingidas ou alteração do sorotipo predominante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 4 bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela doença. Anualmente, 390 milhões de casos são registrados no mundo, dos quais 96 milhões se manifestam clinicamente. A dengue afeta 128 países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS.

Quais são os sintomas da Dengue?

Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação.  Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da permeabilidade vascular e da perda de plasma, o que pode levar ao choque irreversível e à morte.

Os sinais clínicos de alarme da dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotimia (tonturas, decaimento, desmaios); hepatomegalia dolorosa (aumento de tamanho do fígado); sangramento na gengiva e no nariz ou hemorragias importantes (vômitos com sangue e/ou fezes com sangue de cor escura); sonolência e/ou irritabilidade; diminuição da diurese (diminuição do volume urinado); diminuição repentina da temperatura do corpo (hipotermia); e desconforto respiratório, por isso o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento.

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico para dengue. Os cuidados terapêuticos consistem em tratar os sintomas: combater a febre e, nos casos graves, realizar hidratação por via intravenosa. O atendimento rápido para a identificação dos sinais de alarme e o tratamento oportuno podem reduzir o número de óbitos, chegando a menos de 1% dos casos

Não deixe a Dengue tirar o Colorido da Vida: Previna-se!

Atualmente, a principal forma de prevenção continua sendo o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico.

Está com os sintomas? Faça o teste de detecção da Dengue no Labcen!

Pensando na sua saúde e da sua família o LABCEN disponibiliza o teste rápido por Imunofluorecência, uma técnica que permite detectar a presença do antígeno NS1 presentes no sangue de pessoas contaminadas pelo vírus da dengue. Além de ser um exame preciso conta com a liberação em poucas horas.

Exames no Labcen

O Labcen possui um ambiente planejado para conforto e bem-estar dos nossos pacientes onde uma equipe especializada e treinada presta atendimento a crianças, adultos, idosos, gestantes e viajantes. Os exames oferecidos pelo LABCEN são de referência com qualidade e confiabilidade garantidas e inspecionados pelo nosso setor de garantia de qualidade.