Beta hCG – Teste de Gravidez
Cada segundo que separa uma possível futura mamãe do resultado de seu teste de gravidez é precioso – e angustiante. Mas se a descoberta é, em si, uma grande dúvida naquele momento, o próprio exame levanta uma série de perguntas para muitas mulheres. Ainda que o processo seja simples (detectar pelo sangue ou pela urina a presença do hormônio hCG, presente nas grávidas), outras questões pairam no ar: qual teste fazer? quando fazer? Posso confiar no resultado?
Os testes de gravidez são métodos de se determinar se uma mulher está ou não está grávida com base nos seus níveis hormonais. A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio importante e necessário para a manutenção e desenvolvimento da gestação. Ela é produzida pelo trofoblasto, um grupo de células do embrião que dá origem à placenta.
Existem dois tipos de exames para detectar este hormônio, o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Veja a seguir como funciona cada um:
EXAME DE FARMÁCIA:
É um exame qualitativo do hormônio hCG na urina, podendo ser feito a partir do 1º dia de atraso da menstruação. É um exame rápido e que dá o resultado em poucos minutos. O teste de farmácia é bastante seguro do ponto de vista do resultado positivo. Nestes casos, em cerca de 95% das vezes, a mulher realmente deve estar grávida. Mas quando ele dá negativo, é sempre preciso refazer – pois pode ter aparecido o que se chama de falso negativo, que acontece geralmente quando a mulher faz o exame muito no início da gestação, enquanto a concentração do hormônio hCG é baixa, portanto apenas após 15 dias depois da fecundação este teste é eficiente.
Assim, em caso de resultado negativo, mas com presença de sintomas de gravidez como aumento da sensibilidade das mamas e aumento da oleosidade da pele, o ideal é repetir o teste após cerca de 3 a 5 dias, ou fazer o exame de sangue.
EXAME NO LABORATÓRIO:
Cerca de 6 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, o embrião em formação chega à parede do útero e se aloja nela. A partir deste momento, o hormônio hCG produzido pelo trofoblasto consegue alcançar a corrente sanguínea da mãe, já sendo possível ser detectado por exames laboratoriais ultrassensíveis. O exame de sangue, que detecta a unidade beta desse hormônio, pode ser do tipo qualitativo quando indica a presença ou ausência do hormônio ou do tipo quantitativo quando indica a quantidade de hormônio presente na circulação.
QUAL DEVO FAZER, O BETA HCG QUANTITATIVO E QUALITATIVO?
O Beta qualitativo indica apenas positivo ou negativo. O resultado dele vem parecido com o do teste de farmácia, porém é muito mais sensível e pode ser realizado após 6 dias da fecundação.
Para quem fez fertilização ou para quem tem problemas para engravidar e mesmo para as mais ansiosas o quantitativo é mais eficiente para descobrir se a gravidez está indo como esperado, já que o hCG dobra a cada 48 horas. A unidade usada para contar a quantidade de hCG é chamada mUIml, ela determina a quantidade hormonal por ml de sangue e assim se for superior a determinado valor é considerado positivo.
Não é necessário jejum para fazer o exame beta quantitativo, nem o beta qualitativo. Podem ser feitos inclusive em qualquer período do dia e com segurança, pois ambos são muito seguros e apenas usam o hormônio presente no corpo para detectar a gravidez.
FONTE: mdSAÚDE; Saúde Medicina.