Cuidados com o Fígado

O fígado tem um papel fundamental para o metabolismo do corpo, pois filtra toxinas, participa da regulação das taxas de açúcar no sangue, armazena energia para realizar atividades físicas e é responsável pela absorção de vitaminas e sais minerais essenciais para o organismo. A condição do órgão pode indicar se a pessoa está ou não saudável.

Contudo, doenças hepáticas são silenciosas e quando diagnosticadas podem estar em estágio bastante avançado, o que dificulta o tratamento. As causas dos problemas no fígado variam e nem sempre são provocadas pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Um estudo realizado pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) entre 2006 e 2010, que analisou 14.292 check-ups, identificou que 32% das pessoas tinham alguma doença hepática, apenas 15,1% delas por conta do abuso do álcool.

Além da pré-disposição genética, Diabetes, Hipertensão, obesidade, excesso de medicamentos (anti-inflamatórios), o compartilhamento de seringas e materiais de manicure não esterilizados corretamente podem causar complicações hepáticas.

Quando as doenças que acometem o fígado começam a apresentar sintomas, o paciente pode sentir inchaço nas pernas, ter edemas pelo corpo, fezes esbranquiçadas, urina mais escura, pele e olhos amarelados e em alguns casos tremores e confusões mentais.

O diagnóstico de doenças hepáticas não é feito por um hemograma comum. A gastroenterologista especializada em hepatologia (fígado) do Hospital 9 de Julho (H9J), Dra. Marta Deguti, alerta que os check-ups anuais também podem incluir testes de função hepática e de hepatites virais.

“Se algo for detectado no ultrassom e nos exames de sangue, eventualmente a investigação pode ser complementada com uma biópsia do fígado”, explica a médica.

Portanto, no seu próximo check-up não se esqueça de pedir ao médico uma avaliação hepática, mesmo que, aparentemente, esteja tudo bem.

Onde realizar seus exames: O Labcen possui um ambiente planejado para conforto e bem-estar dos nossos pacientes onde uma equipe especializada e treinada presta atendimento a crianças, adultos, idosos, gestantes e viajantes.