Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Por conta do Dia Mundial sobre a Hepatite, comemorado hoje, dia 28 de julho, a OMS faz uma chamada para que a doença, que causa 1,45 milhão de mortes a cada por ano, deixe de ser ignorada.
Por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) apela que todos os países atuem contra a doença reforçando a pesquisa e o acesso ao diagnóstico e aos tratamentos.
“Seguindo nossa estratégia, acreditamos que se melhorasse a prevenção e os tratamentos, evitaríamos cerca de sete milhões de mortes para 2030”, disse em entrevista coletiva o diretor do programa da OMS contra a hepatite, Stefan Wiktor.
A hepatite é a inflamação do fígado, provocada na maioria dos casos por uma infecção causada por cinco vírus principais: A, B, C, D, E.
Suas variantes mais perigosas são B e C. Contraídas através de fluidos corporais, do sangue (compartilhando seringa, por exemplo) ou por via sexual, essas doenças atingem cerca de 400 milhões de pessoas no mundo, das quais entre 20% e 30% terminam por desenvolver cirrose ou câncer de fígado.
O tipo B pode ser evitado com uma vacina, mas não existe imunização para a hepatite C.
No entanto, a C pode ser curada totalmente com remédios, enquanto para a B o tratamento é para a vida, já que a infecção é eliminada, mas o vírus se mantém no corpo.
As infecções na maioria dos casos são assintomáticas. Com os tipos B e C, quando se vai ao médico por dores, anos ou décadas depois, já se desenvolveu uma cirrose ou um câncer.
Nesse momento é quando muita gente é diagnosticada. Isto mostra a falta de conscientização e de oportunidades para fazer um exame. O diagnóstico é simples, só é necessária uma amostra de sangue.
Exames no Labcen
O Labcen possui um ambiente planejado para conforto e bem-estar dos nossos pacientes onde uma equipe especializada e treinada presta atendimento a crianças, adultos, idosos, gestantes e viajantes. Os exames oferecidos pelo LABCEN são de referência com qualidade e confiabilidade garantidas e inspecionados pelo nosso setor de garantia de qualidade.