Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose

Osteoporose significa ‘osso poroso’. É uma doença progressiva de perda de massa óssea, que se desenvolve de forma imperceptível, sem sintomas ou dor, até a ocorrência de uma fratura, que geralmente ocorre no pulso, na coluna, no quadril ou no fêmur, que é o ponto mais grave. Essa doença atinge uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima de 50 anos no mundo.

O avanço da medicina, a melhor qualidade de métodos de diagnóstico e os novos fármacos desenvolvidos pelas indústrias farmacêuticas estão proporcionando uma maior sobre vida para essa população que sofre com a osteoporose.

Diagnóstico
Como se trata de uma doença silenciosa, o diagnóstico acontece após exames de rotinas, por volta dos 35 ou 40 anos, onde se percebe alterações nos níveis de cálcio e vitamina D nos exames de urina e sangue. Se houver suspeita, o médico encaminha o paciente para um reumatologista.

 

Prevenção

Para prevenir a osteoporose é fundamental a ingestão de alimentos com cálcio e vitamina D, exposição solar moderada e prática regular de atividade física. Garantir a ingestão adequada de cálcio e vitamina D durante a infância ajuda a prevenir a osteoporose na vida adulta.

Os alimentos ricos em cálcio ajudam a melhorar não só a estrutura dos ossos e dentes, mas também a força e contração muscular e até a coagulação sanguínea. Há os alimentos clássicos como: o leite e derivados (iogurte e queijo), vegetais folhosos verde-escuro, folhas de caruru, ameixa seca e o ovo.

O consumo regular de alimentos ricos em cálcio e vitamina D é importante para o desenvolvimento das crianças e grávidas, durante a menopausa e na terceira idade, estando particularmente indicado para prevenir e tratar a osteoporose.

FONTE: Bem estar; Nutrição Prática e Saudável; Osteo Proteção.