Dia Mundial de Prevenção ao AVC
A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um AVC. É importante lembrar que é muito mais do que uma fria estatística de saúde pública. Estas pessoas eram irmãos de alguém, esposa, marido, filho, mãe, pai ou amigo. Atrás destes números existem vidas reais.
O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. Nesse dia, em todo o país, hospitais, escolas e grupos comunitários realizam atividades de conscientização a população sobre os tratamentos e precauções para evitar o Acidente Vascular Cerebral.
O AVC também é conhecido popularmente por “derrame cerebral” e acontece quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo arterial cerebral causando lesão desse tecido, o que resulta em diversos tipos de perda de função a depender da região cerebral acometida.
Os principais sintomas de um AVC são a paralisia súbita de um lado do corpo, perda de sensibilidade, tontura e dificuldade de visão, fala e compreensão, acompanhe nosso infográfico sobre os sintomas:
Quando não mata, o AVC deixa uma grave estatística como rastro, demonstrando a necessidade de urgente reflexão sobre o assunto. Uma das principais armas na luta contra esta doença é o conhecimento e a prevenção.