Diabetes

Quem convive com ela precisa dobrar os cuidados com a chegada das festas de fim de ano

A diabetes afeta cerca de 12% da população do Brasil. Ela se caracteriza pela falta de processamento adequado dos alimentos pelo corpo. E eventuais abusos na alimentação durante as festas de fim de ano podem causar graves consequências à saúde de quem precisa manter a doença sob controle.

Com a diabetes o corpo não processa corretamente os alimentos, devido à sua incapacidade de usar a insulina de forma eficaz. A insulina promove a redução de glicemia e, na falta desse hormônio, a doença é gerada pelo aumento excessivo de glicose no sangue (hiperglicemia). Se esse quadro permanecer, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Quando não tratada adequadamente, a diabetes pode gerar complicações maiores como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé ou lesões de difícil cicatrização.

Os sintomas não são específicos e muitas vezes são confundidos com os de outras doenças, mas os mais comuns são o inchaço, a perda de sono, falta de apetite, dor de estômago, fraqueza e dificuldade de concentração. Geralmente só aparecem quando o quadro está num nível mais grave.

Embora não haja ainda uma cura definitiva, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos corretamente, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

A recomendação é que toda pessoa com diabetes faça um exame de dosagem de microalbuminúria pelo menos uma vez por ano. Se for detectada alguma alteração, o exame deve ser repetido. Se a condição for confirmada, o paciente deve começar a receber tratamento adequado.

Também é essencial procurar um médico regularmente. O Labcen é altamente qualificado para auxiliá-lo. Entre em contato e agende seu exame em qualquer unidade. A diabetes requer o maior cuidado possível e queremos proporcionar a você uma vida saudável e sem preocupações.

Para o cuidado completo, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (EUA) listaram algumas dicas para você manter o equilíbrio e não deixar de aproveitar os festejos de Natal e Ano Novo:

  • Faça um lanche saudável antes de ir para a festa, ou embrulhe e leve com você ao local da ceia.
  • Sirva-se de pequenas porções e evite a proximidade das refeições.
  • Mantenha-se firme nas bebidas de baixa caloria e cuide com o limite no consumo de álcool.
  • Descarte frango com pele, tender coberto com mel, acompanhamentos e molhos cremosos.
  • Opte por pratos leves, feitos com vegetais (especialmente os frescos).
  • De sobremesa, prefira frutas frescas.
  • E o principal: em vez de se concentrar apenas nos alimentos, aproveite o momento especial de celebração com seus familiares.