Exame de Sexagem Fetal

Durante a gestação, uma pequena quantidade de células fetais podem atravessar a barreira placentária alcançando a corrente sanguínea da gestante. Baseado neste princípio, o teste de Sexagem fetal utiliza como material biológico amostra de sangue venoso materno para a determinação do sexo do bebê.

É um teste não-invasivo, possui índices de acerto superior a 99% quando coletado após a oitava semana de gestação.

A coleta deve ser realizada somente a partir da 8ª semana de gestação e obrigatoriamente deve ser realizada por coletador do sexo feminino.

O exame é realizado pela metodologia de PCR em tempo real, que verifica a presença de DNA fetal livre, oriundo de sinciciotrofoblastos apoptóticos, que tem como função abrir caminho na parede do endométrio para a implantação do blastocisto durante a primeira semana de gestação a partir da placenta.

A grande vantagem do exame de sexagem fetal é que a determinação confiável do sexo fetal por meio de ultrassonografia não pode ser feita no primeiro trimestre porque o desenvolvimento da genitália externa ainda não está completo. Já com a sexagem fetal é possível descobrir o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação graças ao uso de técnicas moleculares não invasivas, tais como a PCR em tempo real que permitiu um grande avanço na identificação do sexo fetal, principalmente em fases precoces da gravidez.

A metodologia PCR em tempo real se baseia na detecção e identificação de marcadores do cromossomo Y no DNA fetal presente no plasma materno.

O teste não é recomendado para fins de diagnóstico de síndromes ligadas ao cromossomos sexuais.

Onde Fazer o exame

O Labcen possui um ambiente planejado para conforto e bem-estar dos nossos pacientes onde uma equipe especializada e treinada presta atendimento a crianças, adultos, idosos, gestantes e viajantes. Os exames oferecidos pelo LABCEN são de referência com qualidade e confiabilidade garantidas e inspecionados pelo nosso setor de garantia de qualidade.