HPV – Human Papiloma Virus
Não se vacinar é colocar a vida em risco. A cada 100 mulheres, 80 irão ser infectadas pelo vírus do HPV em algum momento da vida. O HPV é uma doença com 50% de letalidade, responsável por quase 100% dos casos de câncer de colo do útero, doença que, no Brasil, leva 5 mil mulheres ao óbito por ano.
Esse vírus também infecta homens, e causa câncer em várias regiões anatômicas de ambos os sexos.
Os HPVs são responsáveis por 91% dos casos de câncer anal; 75% dos casos de câncer de vagina, 72% dos casos de câncer de orofaringe, 69% dos casos de câncer de vulva e 63% dos casos de câncer de pênis. Além de causar as verrugas genitais.
A MAIORIA DESSES CÂNCERES PODERIA SER EVITADA ATRAVÉS DA VACINAÇÃO.
Qual o melhor momento para de vacinar contra o HPV?
O mais cedo possível, a partir dos 9 anos de idade. Esse cuidado é importante porque, dois a três anos após o início da atividade sexual, 46% das mulheres e 60% dos homens já estão infectados pelo HPV.
Quem deve se vacinar?
Homens e mulheres. Em bula, as três doses da vacina bivalente contra o HPV são indicadas para pessoas do sexo feminino entre 9 a 26 anos de idade, e protege contra os sorotipos 16 e 18, os responsáveis pelos casos de câncer de colo de útero. Já as três doses da vacina quadrivalente, são indicadas para ambos os sexos e, além de proteger contra os sorotipos 16 e 18, atuam contra os sorotipos 11 e 6, responsáveis pelas verrugas genitais.
E sobre a segurança da vacina?
O Comitê Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas (GACVS, na sigla em inglês), órgão independente ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou investigação sistemática do uso das vacinas contra o HPV e não encontrou qualquer problema de segurança que possa alterar as recomendações desse importante instrumento de prevenção. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, e vários órgãos regulatórios internacionais licenciaram as vacinas após avaliação criteriosa dos dados sobre segurança.
FONTE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÃO.
Onde se vacinar?
O LABCEN possui um ambiente planejado para conforto e bem-estar dos nossos pacientes onde uma equipe especializada e treinada presta atendimento a crianças, adultos, idosos, gestantes e viajantes. As vacinas oferecidas pelo LABCEN são de laboratórios de referência com qualidade e confiabilidade garantidas e inspecionadas pelo nosso setor de garantia de qualidade, além disso, as nossas vacinas são armazenadas e conservadas em equipamento de alta tecnologia, o que garante a eficácia da vacinação.