Teste de Paternidade com Segurança – DNA

O teste de paternidade baseia-se na análise do DNA e é o método mais preciso para identificar o pai ou a mãe biológicos – por isto o teste  exige um resultado preciso. Um resultado falso ou duvidoso pode proporcionar ansiedade e aflição a todos os envolvidos no exame, além dos danos materiais e morais.

O LABCEN oferece o exame que tem por objetivo identificar vínculos genéticos familiares utilizando o DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pela transmissão das características hereditárias dos pais para os seus filhos.

A análise utiliza o DNA genômico extraído de leucócitos presentes no sangue dos examinandos (Suposto Pai, Mãe e Filho (a)). O exame em DNA, para definir paternidade, é comparativo. Metade do DNA vem da mãe e, a outra metade, do pai biológico.

Posteriormente todos os dados são calculados estatisticamente com base em tabelas de frequências alélicas determinadas experimentalmente numa amostra representativa da população.

Nos casos de inclusão de paternidade alcança-se uma certeza maior do que 99,99% e nos casos de exclusão de paternidade a certeza é de 100%. Os testes realizados com material coletado do suposto pai e filho, só são liberados como positivo, após a obtenção de um índice de vínculo genético de 99,99%.

Todas as amostras que caracterizam exclusão de vínculo são repetidas por segurança e todas as amostras presentes na rotina são intercruzadas para descartar a possibilidade de troca.