Vacina contra HPV: por que os homens têm, sim, que tomar
O enorme progresso na pesquisa do papel carcinogênico do HPV em câncer de colo uterino levou ao desenvolvimento da vacina que é capaz de proteger contra os principais vírus causadores desse câncer e de doenças benignas bastante frequentes como as verrugas genitais. Testada e aprovada, foi rapidamente adotada e meninas passaram a ser vacinadas em quase todos os países do mundo.
Trata-se de um novo modo de prevenção. Uma vacina contra cânceres graves. Agora as mulheres estão protegidas.
E os homens, por que não vaciná-los? Pensava-se que, estando as mulheres protegidas, os homens também estariam. Mas homens podem ter atividade sexual com mulheres não protegidas, assim como pode haver relação homossexual e também contaminação pelo HPV sem relação sexual. Homens e meninos devem receber a vacina para sua proteção contra os canceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. Relutar e não usar uma vacina que pode prevenir uma doença grave, potencialmente, não parece nem um pouco lógico.
FONTE: VEJA/ABRIL. Luiz Paulo Kowalski
Onde se vacinar: O Labcen possui um ambiente planejado para conforto e bem-estar dos nossos pacientes onde uma equipe especializada e treinada presta atendimento a crianças, adultos, idosos, gestantes e viajantes. As vacinas oferecidas pelo LABCEN são de laboratórios de referência com qualidade e confiabilidade garantidas e inspecionadas pelo nosso setor de garantia de qualidade, além disso, as nossas vacinas são armazenadas e conservadas em equipamento de alta tecnologia, o que garante a eficácia da vacinação.