Labcen de olho na Meningite

A Meningite, inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal) é causada por diversos agentes, como fungos, vírus e bactérias. A meningocócica, mais comum das bacterianas, é capaz de levar ao óbito em apenas 24 horas.

Há tratamento específico, mas, ainda assim, um a cada cinco infectados não consegue resistir. Dentre os sobreviventes, de 10% a 20% ficam com sequelas neurológicas e outras, como limitações físicas e surdez. Segundo o Ministério da Saúde, em 2013 a doença meningocócica atingiu 2.083 pessoas, das quais 440 faleceram.

No Brasil, considerando todas as faixas etárias, o meningococo B está em segundo lugar entre as causas de doença meningocócica invasiva, e em menores de cinco anos  de idade representa o principal agente etiológico da doença.

Das estratégias de prevenção, a vacinação é a principal delas.

A vacina meningocócica B recombinante possui quatro antígenos (proteínas subcapsulares) do meningococo B: NHBA, NadA, fHbp e PorA. No Brasil, essa combinação de antígenos permite estimar uma cobertura de aproximadamente 80% dos meningococos B que ocorrem em nosso país.

Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos até 50 anos de idade.

Quando vacinar? Precisa de reforço?

A orientação da Sociedade Brasileira de Imunologia é que a vacinação deve iniciar-se o mais precocemente, visto o risco da doença no primeiro ano de vida.

Lactentes, crianças e adolescentes ainda não vacinados devem iniciar a vacinação com assim que possível, respeitando-se o número de doses do esquema primário e os intervalos mínimos para cada faixa etária.

 

O LABCEN garante a sua proteção. Para garantir a sua proteção entre em contato com o LABCEN e agende a sua vacinação.

Fontes: Sociedade Brasileira de Imunização.