Verdade ou Mito?
As principais dúvidas sobre exames clínicos
Nesta postagem apresentamos as cinco maiores e mais frequentes dúvidas em exames Clínicos, aproveite e tire suas dúvidas!
- “A água ‘quebra’ o jejum?”
R: Não, mas convém tomá-la com moderação.
O excesso interfere nos exames de urina. - “Medicamentos interferem nos exames laboratoriais?”
R: Alguns, sim. Portanto, se você esta usando algum medicamento, avise a recepcionista do laboratório antes do exame.
Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias, somente o seu médico pode passar com segurança a instrução de interromper o uso desse medicamento.
Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado. - “E fumar antes do exame, interfere? “
R: Com toda a certeza, principalmente se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Portanto, não fume no dia do exame. - “Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?”
R: Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra, o primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa o material que está na bexiga. - “A menstruação interfere no exame?”
R: Sim, no exame de urina por exemplo. Portanto, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual.
Se o exame for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.